SupplementPoster 969, Sprache: Portugiesisch, EnglischCordeiro, Ana Catarina Neves / Almeida, A. / Salvado, F. / Félix, S.Caso clínicoDescrição do caso clínico:
Doente do sexo feminino com 22 anos recorreu à consulta de oclusão do SAMS - Centro Clínico de Lisboa referindo dor e cansaço muscular ao acordar, nível 70 na escala visual analógica (EVA) aquando a palpação de ambos os Masséteres.
Refere já usar goteira de relaxamento há 3 anos e apresenta um desgaste dentário acentuado com atingimento de dentina.
Através do eixo I do Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (DC//TMD) estabeleceu-se o diagnóstico final de Disfunção Temporomandibular de origem muscular.
Selecionou-se a terapêutica com Electro Terapeutic Point Stimulator (ETPS), que consistiu numa sessão por semana no total de 3, cada uma durante 10 minutos e com frequência de 150 Hz nos Masséteres. No início e fim de cada sessão fez-se uma avaliação da dor à palpação dos músculos Masséter e Temporal com a EVA.
Discussão:
Os resultados estão de acordo com a literatura publicada. Os níveis elevados de dor à palpação de ambos os Masséteres diminuíram gradualmente após cada sessão, essencialmente ao nível dos trigger points.
Conclusão:
No caso clínico em apreço o ETPS apresenta-se como uma medida terapêutica eficaz no controlo álgico das DTMs de ordem muscular, mesmo quando o tratamento com goteiras se revelou ineficaz.
Schlagwörter: DTM, ETPS, Dor, Muscular